Aqui vão algumas dicas que empresários digitais iniciantes devem saber na hora de criar loja virtual.

Nestes últimos 5 anos como produtora de mídias digitais, aprendemos alguns macetes importantes que podem passar por despercebidos na hora de contratar uma empresa para criar loja virtual. Confira as 5 dicas que separamos para iniciantes do comércio eletrônico:

1. Nome e Domínio de Qualidade

Uma das primeiras e mais importantes etapas é a escolha do nome e domínio da loja virtual, algumas questões importantes são:

a) O nome é fácil de memorizar?

Se sim, perfeito!

Se não, reavalie, consultar um profissional de branding é uma boa saída.

b) Há domínio disponível?

Se sim, registre imediatamente.

Se não, reavalie, consulte um profissional de marketing digital para avaliar se a variação do domínio com o nome escolhido é a melhor opção.

c) A marca está disponível para registro no INPI?

Se sim, considere fazer o registro da marca.

Se não, consulte um profissional especializado em registro de marcas e patentes.

 

2. Itens Básicos da Loja Virtual

A maioria das plataformas de lojas virtuais, como Magento, OpenCart e WooCommerce, ou Lojas Prontas, possuem as características básicas de lojas virtuais, confira quais são:

Catálogo de Produtos

Conteúdo Multimídia de Produto

Carregamento de Imagens: Banners e Produtos

Criação de Departamentos / Categorias

Categorização de Produtos

Ferramenta de Busca

Gestão de Vitrines: Home page e Sub-Home

Módulo Institucional de Informações

Controle de Estoque

Carrinho de Compras

Histórico de Pedidos

Finalização de Compra

Gestão de Pagamentos

Gestão de Pedidos

Fluxo de Pedido: Workflow

Modelos de Pagamento / Parcelamento de Pagamento

Histórico de Compras

Google Analytics Integrado

Gestão de Relatórios

Logística / Frete

Avaliação de Produto

Cupom de Desconto

Integração com redes sociais

 

BONUS: Itens complementares:

Promoções Direcionadas a Clientes Específicos

Avise-me Produto Disponível

Venda Conjunta

Lista de Desejos

XML para Comparativo de Preços (Utilizado na integração com parceiros)

Saudação Personalizada

Otimização para Buscadores: SEO

Grupos de Clientes (Física , Jurídica , Vips, etc)

Optin e Optout para Newsletter

Indicação de Produtos

Integração com sistema de análise risco

Integração com Ebit

Integração com plataforma de Chat

 

3. Hospedagem de Qualidade e Certificado de Segurança

A escolha do servidor de hospedagem é um item muito importante na hora de criar loja virtual, pois é o que garante que sua loja estará online e disponível 24 horas por dia. O bom servidor de hospedagem é o que não tem quedas frequentes, evitando desperdícios de promocionais como links patrocinados.

Outro quesito importantíssimo da loja virtual é a segurança, a mais utilizada é a SSL, onde é possível a utilização de certificado que garante a autenticidade da loja mediante os quesitos básicos de segurança.

 

4. Formas de Pagamento / Parcelamento e Fluxo de Caixa

A escolha da forma de pagamento, parcelamento e recebimento são primordiais para o sucesso da loja virtual. Existem diversas opções de serviços terceiros de pagamento e recebimento, os mais comuns são: PagSeguro, Moip e PayPal, são fáceis de serem implementados e muito simples de serem utilizados. Uma questão que pouca gente leva em conta é a relação do recebimento com o fluxo de caixa e suas taxas de comissionamento pelo uso do serviço.

Dependendo do porte, da forma que a empresa trabalha e dos produtos que oferece, receber o pagamento após 30 dias da compra pode ser o caminho para a falência.

 

5. Mentoria e consultoria

Se você não tem muita experiência com vendas na internet, procure um mentor, consultor ou empresa que possa te ajudar a dar os primeiros passos. Uma empresa ou profissional de qualidade, vai te oferecer mais do que você precisa para o sucesso do seu negócio, e se houver algo que não deve ser feito, você vai saber antes de fazer economizando tempo e dinheiro.

 

Dica Bonus

Se você está no varejo tradicional (loja física), saiba que você pode se dar muito bem no varejo online, mas entenda que são negócios totalmente diferentes.

 

criar loja virtual