Quando falamos de criação de site como canal de comunicação a maioria das pessoas pensam em aspectos visuais, na cor, no design e em quão “bonitão” o site deve ser e são desconsideradas questões importantes dos objetivos do site como: atrair e converter.

No post de hoje vou comentar por que os canais de comunicação digital são tão importantes e como preparar seu site para ser o principal canal de comunicação da sua empresa.

Canais de comunicação

Os canais de comunicação são os canais criados para apresentar as informações e conteúdos da sua empresa, para que o cliente possa consumir este conteúdo e entrar em contato.

As redes sociais podem ser consideradas canais de comunicação, como uma página no Facebook, um perfil no Instagram e até mesmo um canal no Youtube. Você pode escolher o melhor canal de acordo com o perfil dos seus clientes (público-alvo), ou de acordo com a sua facilidade na produção de conteúdo. Por exemplo: Se você prefere criar textos, pode utilizar um blog, se você prefere criar vídeos, pode utilizar o YouTube, ou se preferir criar áudio, pode criar um podcast no iTunes ou PodBean, por exemplo, de forma que seus clientes possam consumir o conteúdo criado e que este conteúdo seja convertido em novos contatos.

Um exemplo muito interessante é o das caixas, se considerarmos os canais como caixas, e os conteúdos como objetos que inserimos dentro das caixas, podemos ter uma melhor visualização de quão eficiente estamos sendo na produção e disponibilização deste conteúdo.

A disponibilização de conteúdo relevante, de acordo com o perfil do seus clientes é importante pois os prospects (possíveis clientes) estarão buscando este conteúdo na internet, chegarão até o seu canal e entrarão em contato com você através deste canal.

Criação de Site como Canal de Comunicação

 

Criação de Site como Principal Canal de Comunicação

Seu site deve ser o principal canal de comunicação com seu cliente, utilizando as redes sociais como subcanais, uma ampla rede de conteúdo relevante que atende seu cliente de forma eficiente, em diversas plataformas e para diversos dispositivos.

Uma vez que seu site é seu principal canal de comunicação digital, ele deve ser tão bom quanto, ou ter as principais funções de publicação de conteúdo que os outros canais, permitindo a publicação de artigos de texto com imagens, vídeos e áudios incorporados, proporcionando uma excelente experiência ao usuário e melhorando o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.

O conteúdo é parte importante do planejamento de marketing, sem um site que permita publicação e uma excelente indexação deste conteúdo em mecanismos de busca, não é possível obter resultados relevantes em busca orgânica.

Uma plataforma que atende com muita eficiência, quando bem trabalhada, é o WordPress. Que permite a criação de sites gerenciáveis, onde com um bom desenvolvimento é possível criar funções exclusivas, layout responsivo e design personalizado com um excelente custo x benefício, sendo possível criar sites e lojas virtuais que atendam as especificações do plano de marketing digital.

Criação de Site como Canal de Comunicação

Por isto, na hora de buscar uma empresa ou profissional para desenvolver seu principal canal de comunicação digital, questione sobre os itens à seguir:

• Pesquisa para Planejamento;

• Planejamento de Marketing Digital;

• Possibilidade de Publicação de Conteúdo e Integração com outros Canais;

• Gerenciamento de Conteúdo via painel administrativo;

• Layout Responsivo;

• Design Personalizado;

• Funções Exclusivas para meu negócio;

 

Estes itens são muito importantes e não vou estender a explicação, pois cada um destes itens merece um post exclusivo.

Se tiver alguma dúvida sobre “criação de site como canal de comunicação” por favor deixe um comentário ou entre em contato através do site ou das redes sociais em minha assinatura.

Um grande abraço e até o próximo post.