Fazer Promoções nas Redes Sociais é uma forma incrível de engajar os usuários da rede, mas é necessário ficar atento ao que pode e o que não pode ser feito para evitar “dores de cabeça”.

Apesar de toda informalidade da rede social, as leis e regras de promoção são as mesmas do mundo offline, além das próprias regras de cada rede social.

Para não correr o risco, a alternativa é a realização de concursos, pois diferente da promoção, são realizações culturais não diretamente comerciais, algumas diferenças:

  1. Os vencedores dos concursos não são decididos por sorte;
  2. Os consumidores não precisam comprar um produto ou contratar um serviço para participar;
  3. O prêmio do concurso não é em dinheiro;

O que está em Jogo?

Para a marca: Multa de até 100% do valor total dos prêmios, proibição de realizar promoções ou concursos por até 2 anos, credibilidade dos perfis, cancelamento da conta da rede social.

Para o fornecedor (Agência, Social Media): Desgaste com cliente em aprovações / desaprovações no jurídico, custo de regação e prazos comprometidos.

Resumo:

Concursos: Distribuição gratuita de prêmios através de ação exclusivamente cultural, desportiva ou artística. Não precisa de autorização, mas precisa ter um mecanismo de cadastro e banco de dados.

Já a Promoção: Distribuição gratuita de prêmios realizada através de sorteio, vale-brinde ou mérito. Precisa ser registrada nos órgãos competentes, como a Caixa Econômica Federal (envolve um maior prazo, burocracias e custo). É preciso ter sempre um mecanismo de cadastro e banco de dados sujeito a auditoria.

Regulamento

Tenha sempre um regulamento detalhado, publicado em seu site com link na publicação, ou se estiver utilizando a página do Facebook pode criar como uma nota. É necessário que o regulamento preveja o maior número possível de situações envolvendo a sua ação, é recomendado contar com o apoio de uma equipe jurídica para elaboração deste documento. Ele é fundamental na hora de responder as dúvidas e eventuais reclamações.

Agora confira o infográfico que a w3haus criou e decida a melhor modalidade para sua ação:

Fazer Promoções nas Redes Sociais

 

Fazer Promocoes nas Redes Sociais

Douglas Lazarini é consultor de marketing digital e sócio fundador da Agência Surta. Com mais de 10 anos de experiência em produção e mercado digital, ajuda empresas a descobrirem e alcançarem seus objetivos através de estratégias e ações de marketing digital.

Facebook Twitter LinkedIn Google+