Existem várias formas e tipos de conteúdo que você pode utilizar, como mídias sociais, blog, release na imprensa, vídeos, mas como saber quais tipos de conteúdo possuem maior atenção requerida pelos pelo consumidor?

O conteúdo abaixo mostra uma matriz de mídia para marketing de conteúdo, que pode te ajudar a escolher entre os diversos tipos de conteúdo.

São elas:

Mídias Sociais: Updates curtos, são fáceis e atingem muita gente em pouco tempo.

Release na imprensa: Texto distribuídos a sites de notícias e mecanismos de busca para dar visibilidade à marca.

Audio ou Podcast: Gravações de áudio, entrevistas ou discursos informativos. Bons para escutar enquanto faz outra coisa.

Feed de Podcasts: Como em um blog, mas ao invés de texto, tem uma série de podcasts.

Blog: Consumidores que preferem blogs querem informação e preferem a forma textural para obte-la.

Artigo ou White Paper: Mais informativo que o post no blog, normalmente submetido como um conteúdo premium.

Música: Muito efetivo quando combinado com elementos visuais. Ex. Jingles ou paródias de músicas famosas.

Animação: Animações tem um grande potenciais de se tornarem virais. Podem melhorar apresentações e pitches demonstrando produtos ou serviços.

Imagens: Cada vez mais imagens são compartilhadas na internet. Experimente o Pinterest e o Instagram.

Infográfico: Se uma imagem diz mais que mil palavras, imagine um infográfico.

Webinar: Palestra gravada com apresentação de slides. São uma ótima forma de gerar conteúdo a partir de eventos pessoais.

Teleclass ou telecast: Uma apresentação ao vivo para multiplas pessoas. Esses eventos podem gerar gravações, transcrições e postagens ao vivo em blogs.

Slideshow: Apresentações de slides. As apresentações mais populares têm muitos slides e poucas palavras.

Vídeo: Mais de 3 bilhões de horas de vídeo são assistidas todo mês no Youtube.

Aplicativos: Mais de um milhão de aplicativos estão disponíveis para dispositivos móveis.

Jogo Interativo: Gamificação é considerada uma das melhores formas de engajamento.

Veja a seguir a Matriz de Mídia para Marketing de Conteúdo, a dificuldade de cada tipo e o quais são mais eficientes:

Tipos de Conteúdo – Matriz de Mídia para Marketing de Conteúdo

Tipos de Conteúdo

Fonte: luz.vc

Douglas Lazarini é consultor de marketing digital e sócio fundador da Agência Surta. Com mais de 10 anos de experiência em produção e mercado digital, ajuda empresas a descobrirem e alcançarem seus objetivos através de estratégias e ações de marketing digital.

Facebook Twitter LinkedIn Google+